Analisamos, Criamos, Desenvolvemos

Polónia: Previsão económica 2018

Janeiro 29, 2018

A Polónia é a sexta maior economia da UE e experienciou um crescimento económico positivo nos últimos anos. A economia polaca teve um bom desempenho durante o período 2014-17, com a taxa de crescimento real do PIB geralmente superior a 3%.

 

Uma das três maiores economias da Europa Oriental, a Polónia superou o crescimento alemão nos últimos anos. A Polónia, a Roménia e a República Checa está a atravessar um “momento Goldilocks” de alto crescimento económico, baixo desemprego e inflação estável.

Como na Roménia, o sólido crescimento é impulsionado pela procura doméstica: crescimento salarial rápido, baixas taxas de desemprego e forte confiança dos consumidores.

Polonia

 

Os principais setores da indústria

Na Polónia, a agricultura contribuiu em 2017 com apenas 2,4% do PIB, o setor manufatureiro contribuiu com quase 33% do PIB, enquanto o setor de serviços representou aproximadamente. 64% do PIB. O setor de serviços está a crescer, contribuindo para 11,5% do emprego total. Inclui serviços financeiros, logística, serviços hoteleiros, serviços públicos e TI.

Em 2017, a Polónia experienciou uma melhoria significativa na balança comercial, especialmente devido ao superavit das exportações e à rápida expansão das exportações de serviços. Espera-se que em 2018, o excedente de exportação continue a ser forte, devendo a conta corrente permanecer bem equilibrada.

 

Fontes: Previsão Económica Europeia. Outono de 2017, Santander Trade Portal