Analisamos, Criamos, Desenvolvemos

Polónia possui uma das economias mais sustentáveis na Europa

Polónia possui uma das economias mais sustentáveis na Europa
Agosto 12, 2015

Fontes do NBP informam que o aumento do PIB Polaco nos últimos anos tem contribuido para melhoria da sua posição entre as economias mundiais.

Os economistas do Banco Nacional Polaco (NBP) estimam que no ano corrente e nos próximos dois anos, notar-se-á na Polónia um aumento do PIB a um nível de 3,4 a 3,6%. O Diretor do Instituto da Economia NBP Prof. Andrzej Sławiński considera, que a economia polaca encontra-se já há algum tempo no caminho do crescimento sustentável.
O “Relatório sobre inflação” do mês de Julho, elaborado pelo Conselho da Política Monetária sublinha, que entre os 11 indicadores, que a Comissão Europeia utiliza para avaliar a existência de desequilíbrios nos países da União Europeia, no ano passado na Polónia só um teve o valor excessivo, fora da margem de segurança. Isso coloca a Polónia numa das posições mais estáveis em termos de economias macroeconómicas na Europa. A Polónia nota ao mesmo tempo, pela primeira vez desde o ano de 2004, um saldo positivo na balança das transações correntes, para a qual contribuiu significativamente o excedente do comércio externo. Além disso, conforme os dados atuais, a taxa de desemprego ficou pela primeira vez abaixo do limiar mínimo, com um nível recorde de emprego e crescimento de produtividade estável, que restringe os custos de emprego unitários.

Fonte: NBP